terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Promoção de Faixa


No próximo dia 10, a Federação Paulista de Judô realizará na 11ª Delegacia Regional a reunião anual para discutir assuntos inerentes ao judô e elaboração de calendário de 2012. Observei também que no site da Federação, abordou-se na reunião realizada dia 28 de janeiro, o novo sistema de graduação implantado pela Confederação Brasileira de Judô em 9 de Fevereiro de 2011.
De posse deste novo sistema, implantei junto aos meus alunos desde a promoção de junho de 2011 este novo sistema que regulamenta faixas desde a criança de 4 anos de idade até a graduação de kodanshas. 
Primeiro, obedeci a hierarquia do judô pois, no texto da CBJ dizia que o novo sistema deveria ser implantado em todo o território nacional. Segundo, porque sempre defendi a padronização. Observo algumas discrepâncias quando estou em festivais e campeonatos. Terceiro, porque na regulamentação constava o mínimo de exigência para cada promoção de faixa sugerindo a quantidade de técnicas e dando livre arbítrio aos professores de escolher a técnica a ser exigida dentro do gokyo.
Sempre acostumados a nossa zona de conforto, também achei muito estranho as faixas com pontas. Mas, como aprendi a obedecer a hierarquia do judô com meus mestres, adotei o método.
Pode ser que na reunião do dia 10 venha uma segunda ordem da FPJ e eu tenha que refazer meus métodos. Por isso, estou postando hoje, dia 31 de janeiro para relatar que tem sido positivo junto aos alunos este regulamentação da CBJ de 09/02/11. Se nova ordem vier, obedecerei e refaço minhas pastas de exame de faixa. No momento, fico no compasso de espera.

Luiz Aquino
Professor de Judô
Colégio Jean Piaget
aquinojudo@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário