sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cadê nosso CT



No dia 27 de Março de 2010, o Diário Oficial da cidade de Santos publicou a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Santos e o governo estadual para a criação de um Centro de Excelência em Judô integrando o Projeto "São Paulo Olímpico". Diversas autoridades participaram do evento, entre eles, meu amigo particular, Rogério Sampaio, campeão olímpico e presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos e Paulo Musa, secretário municipal de esportes, meu colega de formatura da Faculdade de Educação Física de Santos.
Na ocasião, o prefeito municipal, João Paulo Tavares Papa, lembrou que a cidade foi escolhida por ser celeiro de judocas olímpicos como Rogério, Leandro Guilheiro, Daniele Zangrando e outros. Disse ainda que os equipamentos municipais, entre eles os Cais (Centros de Atividades Integradas ) deverão ser utilizados pelo centro de excelência.“A partir de agora, a cidade está inserida nos jogos olímpicos doRio (2016), por meio do judô”, declarou Papa.
Segundo ficou acordado na ocasião, o Centro de Excelência contaria com profissionais cedidos pelo Estado, enquanto a prefeitura se encarregaria da infraestrutura.
O tempo passou e até o momento, pelo que eu sei até o momento e posso estar mal informado, nada foi feito. Pelo contrário. Li no Mogi News, da cidade de Mogi das Cruzes que a cidade estar perto de receber um Centro de Treinamento de alto rendimento. Isto me fez lembrar daquela publicação explicada em linhas acima.
Gostaria que as autoridades viessem a públicos prestar esclarecimentos como anda a situação deste Projeto. Acho que seria uma atitude de respeito as tradições da modalidade na cidade e região, aos professores que labutam com exaustão no trabalho de formação de novos judocas na base e aqueles que procuram cada vez mais lapidar novos talentos que se desenvolvem nos tatames da região.
Citei as pessoas acima por conhecê-los como pessoas e como profissionais e continuo depositando meu respeito e admiração por elas. Reconheço as dificuldades burocráticas para a concretização de certos sonhos. Mas, se o protocolo de intenções assinado era apenas um ensaio político que se venha alguém de direito a público e se manifeste, sem hipocrisia ou demagogia.
O judô da cidade e da Baixada Santista merecem esta consideração. A concretização deste sonho de tantos colocaria nossa região no lugar devido no cenário esportivo nacional e com certeza atrairia a presença de grandes nomes do judô nacional para realização de treinamentos na região. Quem sabe poderíamos abrigar até mesmo treinos da nossa seleção o que contribuiria para a formação de nossos atletas.
Estamos de olhos abertos e ouvidos atentos esperando uma posição das autoridades responsáveis pela assinatura do documento. Cadê o nosso CT?

Luiz Aquino
Jornalista e Profº de Judô
Mtb 27.813
CREF 08772-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário