segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A FORÇA DO JUDÔ SANTISTA




Mais uma vez o judô da baixada santista, em especial da cidade de Santos através do trabalho realizado pela Associação de Judô Rogério Sampaio alcança resultados expressivos no cenário nacional e internacional. No último final de semana na primeira seletiva para a formação da seleção brasileira 2011, realizada no EC Pinheiros, na Capital mais dois judocas da região obtiveram classificação para a próxima seletiva que definirá a seleção permanente que tomará parte nas competições internacionais valendo pontos para o ranking mundial. este ranking definirá os atletas participantes do Jogos Olímpicos de Londres.
Felipe Cesar Camilo de Oliveira no peso médio e Leandro Gonçalves, conhecido como Jacaré conquistaram vaga. Felipe venceu seus combates por ippon. Leandro obteve a vaga recuperando-se de um revés na estréia para João Gabriel Schilltler, medalha de bronze no Mundial 2007. É bom lembrar que Leandro subiu de categoria: era meio-pesado e agora luta no pesado.
Estes dois atletas estarão ao lado de outros atletas da região na próxima seletiva que acontecerá dia 25 de março, em Salvador: Andressa Fernandes, Mariana Santos Silva, Maria Suellen Altheman, Bruno Mendonça e Leandro Guilheiro, que atualmente compete pelo EC Pinheiros mas é radicado na cidade de Santos desde os 4 anos de idade.
A expectativa é grande. As possibilidades são boas. A tradição da cidade em participações olímpicas na modalidade tem tudo para ser mantida. Começou em Moscou 1980 com Carlos Alberto Cunha, passando pelo talentoso e saudaso Ricardo Sampaio, mais Andrea Berti, Priscila Marques, Tânia Ferreira, Daniele Zangrando até chegar a medalha de ouro de Rogério Sampaio.
O que mais nos deixa felizes é que em um futuro próximo, outros nomes poderão manter a tradição haja visto os atletas que já integram as seleções de base como Daniel Plácido, Rafale Warzze e Fernando dos Santos Peinado da AE Guarujá. Sem contar com os resultados fantásticos obtidos por Ricardo Luiz Silva Santos Jr. da AJ Unimes que simplesmente conquistou tudo pela seleção brasileira sub17.

Com tantos nomes, espero não ter cometido a gafe de ter esquecido de alguém. Caso tenha acontecido, peço antecipadamente desculpas.
Todos estes resultados servem de espelho para jovens que estão iniciando na modalidade. Que as autoridades e empresários da região pensem nisso e olhem com bons olhos e invistam nestes atletas para o bem do esporte nacional.

Luiz Aquino
Jornalista e Profº de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário